quarta 23 abril 2014 . 12:57 . Atualizado às 12:36

plus/Comportamento

RSS

O curso inicia no dia 20 de abril e serão oferecidas três turmas, duas de nível básico e uma de nível intermediário, com trinta vagas, cada uma.

[ i ] As inscrições para nível básico e médio estão disponíveis até o dia 19 deste mês Foto: Reprodução As inscrições para nível básico e médio estão disponíveis até o dia 19 deste mês
Manaus – As oportunidades de inclusão social vêm ganhando espaço em Manaus em áreas que vão da educação à arte. Cursos de libras, balé para cegos, coral de surdos e até oficinas de percursão permitem a potencialização dos talentos e intensificam a inclusão dos portadores de deficiência na sociedade.
 
Reconhecida por meio da lei nacional n. 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais/Libras é garantida como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para ampliar o mercado, o Centro Universitário do Norte (Uninorte) está com inscrições abertas para o primeiro curso de idiomas em libras em Manaus. 
 
Segundo o professor responsável pelos cursos de extensão da Uninorte, Gerson Nogueira, a partir de estudo dentro dos cursos de Letras e Pedagogia, foi constatado a necessidade na capacitação para o uso de libras. 
 
"Os alunos que vão trabalhar com surdos percebem que, às vezes, só o interprete dentro da sala não é o suficiente, pois, os alunos querem essa comunicação direta com o professor", explicou Nogueira.
 
Conforme o coordenador, como Manaus será sede da Copa do Mundo de 2014, outra necessidade notada foi a exigência do mercado para atender aos portadores de deficiência. 
 
"A Copa vai gerar um espaço de trabalho e essa capacitação serve para dar retorno específico a esses clientes", disse Nogueira, acrescentando que, em breve, será oferecido também o curso inglês em libras na instituição. 
 
O especialista Jessé Bessa será o professor responsável pelo curso de Língua Brasileira de Sinais. Até o dia 19 de abril, as inscrições custam R$ 45 (nível básico) e R$ 75 (nível intermediário) e podem ser feitas pelo site http://sicaext.uninorte.com.br . 
 
O curso inicia no dia 20 de abril e serão três turmas, duas de nível básico e uma de nível intermediário, com trinta vagas, cada uma. 
 
Aluno de Letras, Pedro Hurbano, 27, é um dos que se matricularam no curso de Libras, visando expandir o conhecimento com foco numa oportunidade de emprego. Ele salientou como é importante as pessoas aprenderem a se comunicar com os surdos.
 
"Se a gente observar, hoje, os surdos são os mais equipados tecnologicamente. Se eles vão até uma loja, para comprar um tablet, e ninguém consegue atendê-los, é uma perda de cliente. Eles são grandes consumidores do mercado tecnologico", comentou o estudante. “Temos que acompanhar a demanda”.
 
Arte
 
Há dois anos, o curso de percussão, coral para surdos e balé para cegos é oferecido pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Segundo a gerente Danuza Elessondres, os cursos tem como finalidade promover a inclusão sociocultural de pessoas com deficiência por meio de atividades artísticas e adequações em espaços culturais. 
 
"Em alguns cursos ainda faltam pessoas para ocupar as vagas como o coral em libras", informou a gerente. 
 
Ela destacou que o coral de surdos, o balé de cegos e a percussão já se apresentam em concertos de natal da Secretária de Cultura (SEC) e em outros eventos na cidade. 
 
"É fascinante ver, por exemplo, o grupo de percussão tocando. Porque a gente vê que eles fazem isso por amor embora não escutem”, enfatizou Danuza. “Eles conseguem sentir a música". 

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.