quinta 24 abril 2014 . 07:01 . Atualizado às 06:00

plus/Artes & Shows

RSS

A Aparecida ficou em segundo e, em terceiro lugar, apareceu a Escola de Samba Balaku-Blaku. Foram rebaixadas a Mocidade do Coroado e a Dragões do Império.

[ i ] Dirigentes da Reino Unido receberam o trofeu de campeã do carnaval 2012. Foto: Sandro Pereira Dirigentes da Reino Unido receberam o trofeu de campeã do carnaval 2012.

Manaus - Com o enredo “Um menino, um sonho, uma obra: o sonho de Dom Bosco virou realidade”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Reino Unido da Liberdade conquistou o bicampeonato do desfile das  escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus. A apuração aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), no Sambódromo.

A escola levou para o Sambódromo 35 alas, cinco carros alegóricos e uma bateria com 300 ritmistas. No total, quatro mil brincantes fizeram o espetáculo da Reino Unido, que foi a sexta escola a desfilar na avenida na noite de sábado (18).

De acordo com o diretor de carnaval da escola, Jairo Beiramar, a escolha do tema partiu da comunidade. "Dom Bosco dedicava sua vida a trabalhar com os jovens, ele tinha muitos sonhos e abriu mão de muitas coisas pela obra que ele realizava. Nós, do Morro da Liberdade, nos identificamos muito com Dom Bosco, pois somos uma comunidade sofrida, mas que nunca desiste, somos da resistência", contou Jairo.

O presidente da Reino Unido,Fábio Pierre, também parabenizou todos os brincantes e pessoas que trabalharam no desfile da escola. "A emoção é muito grande, nossa expectativa era essa e por isso quero agradecer a toda a comunidade, aos brincantes, e principalmente quem nos ajudou de forma direta ou indireta a realizar o espetáculo".

Apuração

A abertura dos envelopes para apuração começou às 10 horas, e o primeiro grupo a ser julgado foi o Grupo "C". Alguns problemas técnicos atrapalharam a contagem dos pontos, mas logo em seguida a apuração continuou normalmente.

A grande campeã foi a agremiação Gaviões do Parque, que ganhou o título com 177,25 pontos. A vice-campeã foi a escola de samba Legião dos Bambas, com 176,35 pontos.  O presidente do Gaviões do Parque, Márcio Almir, contou que mesmo abalado e não satisfeito com a apuração, ficou muito feliz com a vitória. "Mesmo com as dificuldades, e os problemas na hora da apuração, eu estou muito feliz e agradeço a todos do Parque Dez por terem realizado esse nosso sonho", disse.

Em seguida, as escolas do grupo especial do Carnaval 2012 ficaram na expectativa para saber quem seria a campeã deste ano. A Reino Unido da Liberdade conquistou o bicampeonato, com 269.90 pontos. A Aparecida ficou em segundo com 269.40, e, em terceiro lugar, apareceu a Escola de Samba Balaku-Blaku, que perdeu para a Aparecida por 10 décimos. Foram rebaixadas a Mocidade do Coroado e a Dragões do Império, que foi eliminada por conta dos 50 minutos de atraso.

 A escola de samba Presidente Vargas venceu o Grupo de Acesso A e vai desfilar no Grupo Especial do Carnaval de Manaus de 2013. A escola conseguiu 179.60. Em seguida, a Andanças de Cigano ficou 4 décimos atrás, com 179.20.

Ao todo, foram seis escolas no Grupo A. Em último lugar, a Mocidade da Raiz somou apenas 172.80 e caiu para o Grupo de Acesso B.  No Grupo de Acesso B, quem levou a melhor foi a Unidos do Coophasa, com 267.80. Em segundo lugar, a Império do Hawai, com 265.84. 

 

Rivalidade, atraso e desorganização

Segundo o presidente da Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Ageesma), Elimar Cunha, o carnaval de Manaus sofre com problemas de desorganização e atraso. Entretanto, segundo ele, a Ageesma busca melhorar e evitar certos improvisos todos os anos de festa.

"Nós temos que nos organizar mais e fazer com que o carnaval seja mais profissional. Me acusaram de ter desviado dinheiro, mas estou a disposição para fazer qualquer levantamento pois fizemos o possível para fazer o melhor carnaval possível e foi muito difícil. Vamos trabalhar também para que nenhuma escola se atrase, pois isso prejudica as demais escolas, como por exemplo a Balaku Blaku, que teve que desfilar ao amanhecer, por conta do atraso da Dragões do Império", declarou.

 Elimar ressaltou que a rivalidade entre as escolas de samba ultrapassou o limite neste ano. "A rivalidade foi grande, tiveram muitas pessoas com má intenção e querendo boicotar nosso carnaval. Tivemos que trocar pneus na hora do desfile, pois foram furados. A gremiação do Coroado teve suas fantasias retidas no atelier, alguém pagou para não liberarem as fantasias. Mas, felizmente, todas as escolas se superaram, estão todos de parabéns, e esperamos que em 2013 nossa eficácia de organização seja superior a esse carnaval", finalizou.

 

Veja como ficou a classificação final do Grupo Especial:

1 Reino Unido 269.90

2 Aparecida 269.40

3 Balaku-blaku 269.30

4 A Grande Família 269

5 Sem Compromisso 268.80

6 VitóriaRégia 268.20

7 Unidos do Alvorada 267.90

8 Coroado 265.90

9 Dragões do Império zero

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.