quarta 16 abril 2014 . 21:34 . Atualizado às 21:24

notícias/Economia

RSS

Afinidade com a área pretendida e capital mínimo devem ser observados.

[ i ] As franquias crescem a cada ano e são responsáveis por milhares de empregos no País. Foto: Nathalie Brasil As franquias crescem a cada ano e são responsáveis por milhares de empregos no País.

Manaus - Ter o próprio negócio é um sonho de muitas pessoas. Iniciar a vida empresarial com uma franquia é uma opção possível e com inúmeras vantagens, mas que exige cuidados. Pesquisa prévia sobre o assunto, capital mínimo e seleção de afinidades são alguns passos que devem ser seguidos pelos futuros franqueados.

Essas foram alguns das lições aprendidas pela nova franqueada da Outlet Lingerie, em Manaus, Tatiana Moura, com sua experiência. Após a decisão de ter o próprio negócio, optou por esse tipo investimento seduzida pelas facilidades. “A franquia já vem num formato próprio e pra quem nunca teve comércio é ótimo, pois é dado um suporte global de como investir” afirmou.

Com capital de R$ 180 mil, Tatiana pesquisou opções para esse investimento inicial. “Não queria pegar financiamento. Já havia pesquisado que não se deve começar um negócio a partir de uma dívida, até porque o comércio é incerto. É possível, por exemplo, ter um produto maravilhoso, mas que não vinga em uma região”, disse. Além do valor, a afinidade por determinados segmentos também  foi levada em conta.

O processo seguido pela empresária faz parte do recomendado por especialistas. “O interessado em franquias deve, em primeiro lugar, selecionar quais são os segmentos que tem maior afinidade. A partir disso, deve-se proceder com um estudo aprofundado entre as franquias disponíveis no mercado. Atualmente, existem portais especializados nessas buscas”, disse Claudia Bittencourt, consultora e diretora executiva do Grupo Bittencourt, especializado no desenvolvimento e expansão de redes de franquias.

Depois de escolher negócios relacionados a chocolates e a artigos de festas infantis, Tatiana Moura desistiu da primeira opção por prever futuras dificuldades logísticas e, da segunda, por uma exigência  pela instalação do negócio no Centro da cidade. “Eles entraram em contato comigo e fui até Campinas para uma reunião, mas foram irredutíveis. Queriam a unidade no Centro por acharem que seria melhor, mas eu queria que fosse numa área mais nobre”, disse.

Na terceira tentativa, a franqueada fez uma opção por um negócio para introduzir um novo conceito no mercado da cidade. “Escolhi essa franquia por ser diferente do que já tem aqui”, disse. A loja é especializada em venda de lingeries de marcas conhecidas, mas de coleções passadas. “Não tem defeito, são peças novas, sobras de coleção que chegam a ser até 70% mais baratas”.

Dicas: 

Definir qual o valor do investimento disponível. Alguns segmentos exigem grandes volumes de recursos iniciais.

Analisar a credibilidade da franqueadora no mercado. Tente conhecer franqueados e até mesmo ex-franqueados da rede.

Selecionar os segmentos com os quais se tem afinidade. Também é importante envolver a família no processo de decisão.

Escolher com critério o imóvel da franquia, considerando os custos como localização, reforma, aluguel e outros gastos.

Alinhar as expectativas ao potencial retorno do aporte aplicado. Faça cálculos e peça ajuda de profissionais.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.