sábado 19 abril 2014 . 05:26 . Atualizado às 01:29

notícias/Concursos

RSS

Com ingresso previsto para março de 2012, as inscrições para as novas bolsas seguem até o dia 16 de janeiro, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução da UEA, na Avenida Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus.

[ i ] UEA abriu inscrições para bolsas de intercâmbio internacional. Foto: Jair Araújo UEA abriu inscrições para bolsas de intercâmbio internacional. Foto: Jair Araújo

Manaus - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está com inscrições abertas para 32 bolsas parciais de estudo para o ano letivo de 2012 em instituições internacionais. A universidade mantém atualmente 18 convênios para intercâmbio de conhecimento, com instituições como a Appalachian State University, dos Estados Unidos, o Instituto Politécnico Nacional, do México, e a Universidade de Coimbra, de Portugal.

Com ingresso previsto para março de 2012, as inscrições para as novas bolsas seguem até o dia 16 de janeiro, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução da UEA, na Avenida Djalma Batista, 3578, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O período de intercâmbio é de seis a 12 meses e a bolsa é concedida por meio do programa Ciência sem Fronteiras, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas são para os mais diversos cursos de graduação, como as  Engenharias; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologia da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Biotecnologia; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Nanotecnologia e novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar e Indústria Criativa e Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.

O propósito do intercâmbio é possibilitar que os estudantes da UEA conheçam uma outra cultura e fomentem as relações de troca de conhecimento e o desenvolvimento de outro idioma. Segundo o assessor de Relações Internacionais da UEA, Ernesto Roessing, estão em andamento projetos futuros como a reativação de acordos e novos convênios com universidades européias, como a Université Paris-Sorbone (Universidade de Paris), referência na área das Ciências Humanas, com a Universidade do Porto em Portugal e Universidade de Milano  na Itália.

Ernesto Roessing destaca o reforço nos programas de intercâmbio da instituição. “Com a reformulação de cargos na UEA, a coordenação de Relações Internacionais e Inter- institucionais, que antes mantinha alguns convênios com universidades no exterior foi extinta  e  tornou-se Assessoria de Relações Internacionais, que  ganhou reforço profissional e  reativou antigos convênios e está buscando novas parcerias”, pontuou. 

Requisitos 

Entre os requisitos para concorrer às bolsas de intercâmbio estão conhecimento, em nível intermediário ou avançado,  do idioma do país onde deseja estudar; possuir coeficiente mínimo de 7.0 e não está cursando o primeiro, nem o último período do curso de graduação que está matriculado atualmente na UEA. Os gastos com passagem e moradia ficam  por conta dos acadêmicos. Alguns programas como o do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) contemplam os alunos com uma bolsa de estudos remunerada, que varia dependendo da vaga do programa de intercâmbio, que pode durar de seis a 12 meses.               

Segundo Ernesto Roessing, há alunos de diversas graduações da UEA fazendo intercâmbio em algumas instituições internacionais, como a Universidade de Coimbra, onde dois alunos de Medicina passam por essa experiência. Uma aluna da UEA de Itacoatiara estuda Engenharia Florestal na Escola de Madeira de Nantes, na França, e em janeiro de 2012, mais três acadêmicos da UEA foram selecionados para cursar Pedagogia, Teatro e Administração na Universidade de Appalachian State University, na Carolina do Norte, Estados Unidos.

Para o assessor de Relações Internacionais da UEA, fazer intercâmbio hoje é uma alternativa grandemente recomendada para quem quer aperfeiçoar uma língua, crescer profissionalmente e pessoalmente. Com isso, a assessoria tem concentrado esforços para que os estudantes participem dos processos seletivos oferecidos.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.