sábado 19 abril 2014 . 21:06 . Atualizado às 20:45

notícias/Concursos

RSS

Segundo a assessoria de imprensa da UEA, o CPD já trabalha para solucionar o problema até o início desta terça-feira (20).

[ i ] UEA programou início da inscrição para o vestibular para esta segunda-feira (19). Foto: Wenderson Costa UEA programou início da inscrição para o vestibular para esta segunda-feira (19).

Manaus - A Universidade Estadual do Amazonas programou para esta segunda-feira (19) as inscrições para o vestibular 2011, porém um problema no link para inscrição deve atrasar o processo. A assessoria de imprensa da UEA justificou-se, afirmando que os colaboradores da central de processamento de dados (CPD) já estão procurando a falha e o site www.uea.edu.br deve estar normalizado até esta terça-feira (20).

Os estudantes amazonenses que estavam ansiosos para fazer a inscrições hoje não desanimaram e a expectativa para os exames que serão realizados nos dias de 10 e 12 de dezembro continua grande.

Para a vestibulanda Vitória Ferreira, 21, a concorrência não é tão grande, comparado aos outros estados do Brasil. Porém, confessa que não é fácil se sentir 100% segura quanto ao seu resultado. "Ainda estou receosa. Sei que fiz minha parte e que tenho muita chance de conseguir passar. Estou segura, mas na verdade é complicado a gente se sentir seguro para fazer uma prova quando você não sabe com quem está concorrendo, e como os outros estudantes estão se preparando", disse a estudante que faz cursinho pré-vestibular pela manhã, além de estudar cerca de 5 horas por dia em sua casa. Vitória está tentando o vestibular para medicina pela segunda vez.

Na opinião da maioria dos estudantes consultados,  para ser aprovado é necessário, além do estudo, a autoconfiança. "Meu objetivo é primeiramente passar. Estudar, me esforçar e passar em primeiro lugar. Tenho autoconfiança", disse Edwen Diego, 18, que tentará o vestibular para Direito pela primeira vez.

Para o diretor do Pré-Uni Vestibulares, Cláudio Barbosa, alerta que é preciso muita disciplina. "O aluno é o principal responsável por sua aprovação. Manaus tem vários cursinhos, mas nenhum faz milagre. É importante, mas o principal responsável pelo sucesso é você mesmo. Trace uma meta, saiba o que você quer, e a partir daí programe um horário de estudo. Passa na prova não só o aluno estudioso, mas sim o aluno disciplinado".

Segundo ele, o número de alunos matriculados nos cursinhos teve um aumento significativo desde julho. Os cursos estão com um planejamento especial, para preparar os alunos primeiramente para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, e depois, focar-se apenas no exame da UEA.

É o que faz Paulo Trajano, 18 anos, que assim como Vitória, deseja ser aprovado em medicina. O aluno afirma dormir apenas três horas por dia.  "Minhas expectativas são as melhores, passei o longo desse ano estudando, só durmo três horas por dia. Eu até como estudando e raramente saiu", disse.

Apesar do aumento de número de vagas, a estimativa para este ano é que o número de inscrições seja recorde. A UEA conta com 5.060 vagas para cursos de graduação, sendo 1.690 vagas para a capital do estado, 3.100 para o interior, além de 270 vagas exclusivas para indígenas.

Tags

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.