sexta 25 abril 2014 . 04:57 . Atualizado às 01:00

notícias/Concursos

RSS

O Inep esclarece que, para saber se a nota individual obtida pelos estudantes será ou não suficiente para a aprovação, o estudante deve, primeiro, escolher o curso e a faculdade de seu interesse.

[ i ] Estudantes sofrem com problemas em relação ao Enem desde a aplicação da prova, em novembro. Foto: José Cruz/ Agência Brasil Estudantes sofrem com problemas em relação ao Enem desde a aplicação da prova, em novembro.

Manaus - Dois dias após a divulgação do desempenho individual dos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, do Ministério da Educação (MEC), persistem problemas técnicos e muitas dúvidas dos estudantes sobre os procedimentos posteriores à checagem da nota. Centenas de comentários publicados em matérias do Portal D24am sobre a avaliação giram em torno, principalmente, de problemas para acessar o sistema e ver as notas e, ainda, sobre como os resultados pode ajudar os estudantes a obter uma vaga nas várias faculdades do país.

Boa parte das dúvidas feitas pelos estudantes estão respondidas na seção de “perguntas frequentes” no hotsite do Enem, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Porém, de acordo com os comentários dos estudantes, os problemas para ver o resultado começam quando o sistema exige identificação por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) ou ainda pelo número de inscrição no exame, bem como a senha cadastrada. A maioria argumenta que esqueceu a senha e tem dificuldades em obter uma nova. O portal do Inep orienta os estudantes a usar a opção “recuperar senha”, onde o CPF deve ser informado e depois acionar a opção “Pesquisar”. Após conferir os dados, a nova senha será enviada pelo e-mail.

O Inep orienta ainda que os estudantes atentem para os dados fornecidos. Erros de digitação, provocados por nervosismo e ansiedade, podem dificultar a recuperação da senha. O portal disponibiliza o número 0800-616161 para informações em caso de persistência no problema. Após fazer a chamada, basta apertar a opção 1. “É normal que o e-mail não chegue imediatamente, devido às configurações dos provedores de e-mail quando recebem milhares de e-mails de uma mesma origem”, esclarece o portal.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas no site de respostas do MEC.

Notas e admissão pelas faculdades

Outra questão que tem gerado muitas dúvidas por parte dos estudantes é em relação à nota individual obtida no exame. Alguns estudantes confundem o resultado do Enem como a de um vestibular tradicional, como se fosse haver uma lista de “aprovados”. O Inep esclarece que, para saber se a nota individual obtida pelos estudantes será ou não suficiente para a aprovação, o estudante deve, primeiro, escolher o curso e a faculdade de seu interesse.

O número de vagas disponíveis e do número de interessados em um curso específico é que vai determinar se o aluno ganhará ou não uma vaga em universidade pública (estadual ou federal ) ou ainda uma bolsa (parcial ou integral) financiada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no caso da faculdade escolhida pertencer à rede privada.

Tags

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.