quarta 23 abril 2014 . 08:42 . Atualizado às 08:33

notícias/Amazonas

RSS

Realizada no salão nobre o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), a entrevista coletiva foi presidida pelo secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim e pelo secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi.

[ i ] O calendário completo das matrículas para 2012, com as datas de atendimento para cada nível de ensino está disponível em www.matriculas.am.gov.br. Foto: Divulgação O calendário completo das matrículas para 2012, com as datas de atendimento para cada nível de ensino está disponível em www.matriculas.am.gov.br.

Manaus - As redes estadual e municipal de educação vão ofertar para o ano letivo de 2012, 20 mil novas vagas para a capital. Serão 13 mil novas vagas nas unidades de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e sete mil novas vagas nas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os números foram anunciados ontem pelos secretários da Seduc, Gedeão Amorim, e da Semed, Mauro Lippi, durante a apresentação do calendário de matrículas para o próximo ano letivo.

De acordo com Amorim e Lipp, o número de vagas ofertadas  atende a necessidade do ano de 2012. “Nós temos vagas sobrando. O único problema é demanda das localizadas onde não há vaga nas escolas próximas de onde o aluno mora, mas há vagas em escolas de bairros vizinhos”, explicou Amorim. Devido a expansão dos bairros, principalmente por conta dos conjuntos habitacionais populares, a demanda dos bairros da zona norte é a que mais tem aumentado nos últimos anos, apontou Amorim.

Novos alunos

Os novos alunos interessados nas vagas da rede pública devem se cadastrar no site www.matriculas.am.gov.br. No site, o aluno vai informar dados pessoais e a escola onde tem interesse em estudar. O cadastro pode ser feito desde ontem e é uma exigência do Ministério da Educação (MEC), explicou a gerente de matrículas Irlanda Coelho.

O cadastro também pode ser feito em todas as escolas da rede estadual e 54 escolas da rede municipal. Ao todo, são 275 postos de matrícula.

Entre os dias 24 e 26 de janeiro os alunos que se cadastraram devem voltar ao site para imprimir a Designação da Vaga e ir até a escola confirmar a matrícula. Além da carta de Designação de Vaga, os documentos necessários para confirmação da vaga são: Registro de Nascimento ou documento de identidade (original e cópia), cópia do comprovante de residência, comprovante de escolaridade original e duas fotos 3x4.

Tempo integral

Já para as escolas de tempo integral, a Seduc vai lançar um edital na próxima segunda-feira com o processo seletivo para os alunos interessados nas vagas. As inscrições poderão ser feitas em qualquer escola do estado a partir de segunda-feira e seguem até o dia 16 desde mês. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro e os critérios para escolha são: morar num raio de dois quilômetros próximo da escola, rendimento escolar e idade adequada para a vaga. Para esses alunos, a matrícula será entre os dias 3 e 6 de dezembro

Rematrícula

Para os alunos das escolas municipais que vão continuar estudando na mesma escola, a rematrícula vai ocorrer entre 5 e 7 de dezembro para quem for cursar as séries da educação infantil, e entre 26 de dezembro e 4 de janeiro para quem for cursar as séries do ensino fundamental. Já nas escolas do estado, a rematrícula vai ocorrer entre os dias 26 e 29 de dezembro, para todas as séries. A rematrícula ´será feita na escola onde o aluno já estuda.

Nas escolas do estado e município também vai haver reordenamento, processo em que a escola nos anos anteriores teve alunos abaixo da demanda. Nesses casos, algumas séries deixarão de ser ofertadas no próximo ano. Quem vai cursar as séries do ensino infantil, fundamental e médio das escolas da Semed e da Seduc, o reordenamento será entre 9 e 11 de janeiro. Esse procedimento é interno das escolas que informam aos alunos e pais onde há vagas disponíveis.

Escolas sem continuidade

Já os alunos que precisarão mudar de escola porque a unidade onde estudam não oferece a série que vão cursar, ou seja, a escola não tem continuidade do ensino, a matricula será entre 3 e 5 de janeiro, no caso das unidades da rede estadual, e entre 12 e 17 no caso das unidades da rede municipal. As matrículas para alunos que estudam em escolas que não oferecem a série que vão curar em 2012 deve ser feita em um dos 275 postos de matrículas.

Transferências

As transferências das unidades de educação infantil da Semed poderão ser feitas entre 17 e 20 de janeiro  nos postos de matrícula. Para alunos do estado ou município das séries do ensino fundamental e médio e do programa de educação de jovens e adultos o período de transferência vai de 19 a 23 de janeiro. Nas escolas do Estado dos municípios do interior, a transferência vai de 9 a 20 de janeiro.

Informações

Quem tiver dúvida sobre o processo de matrícula deve procurar um dos postos, acessar www.matriculas.am.gov.br ou ligar para 3632-2108 e 3215-3544. No mês de janeiro será possível fazer ligações gratuitas para 0800-280-6631. Na rede municipal, o ano letivo de 2012 começa no dia 3 de fevereiro e na rede municipal no dia 6 de fevereiro.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.