sábado 19 abril 2014 . 05:25 . Atualizado às 01:29

notícias/Amazonas

RSS

Inteiramente gratuito, o processo de seleção se estenderá do dia 7 ao dia 16 de dezembro e disponibilizará um total de 2.497 vagas para o ano letivo de 2012.

[ i ] Nas escolas que oferecerão vagas no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, o processo seletivo será realizado via preenchimento de um questionário socioeconômico. Foto: Divulgação Nas escolas que oferecerão vagas no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, o processo seletivo será realizado via preenchimento de um questionário socioeconômico.

Manaus - O processo de inscrições para suas 22 escolas públicas estaduais de Tempo Integral, incluindo os oito Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) em funcionamento na capital, tem início nesta quarta, dia 7 de dezembro.

Inteiramente gratuito, o processo de seleção se estenderá do dia 7 ao dia 16 de dezembro e disponibilizará um total de 2.497 vagas para o ano letivo de 2012.

Abrangendo todos os níveis escolares – Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e Ensino Médio – as vagas serão disponibilizadas pelo Governo do Estado para as escolas estaduais de Tempo Integral Almirante Barroso, Altair Severiano, Djalma Batista (Ceti Gilberto Mestrinho), Irmã Gabrielle Coegels, Isaac Benzecry, Leonor Santiago, Machado de Assis, Marquês de Santa Cruz, Nossa Sra. das Graças, Roxanna Bonessi, Santa Terezinha, Petrônio Portela (Ceti Zilda Arns), Helena Araújo, Marcantônio Vilaça 1, Rafael Henrique, Instituto de Educação do Amazonas e para os Cetis Garcitylzo Lago e Silva, João dos Santos Braga, Zilda Arns, Cínthia Régia, Elisa Bessa Freire e Marcantônio Vilaça 2.   

Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o processo seletivo é público e transparente e permitirá que pessoas de todas as classes sociais e residentes em todas as zonas da cidade tenham acesso às escolas, mediante critérios apontados em edital. “O Governo do Estado tem investido na educação de Tempo Integral e hoje temos uma rede consolidada, que é uma das que mais cresce no país e para o ano letivo de 2012, ofereceremos quase 2,5 mil novas vagas que estarão disponíveis em 22 escolas espalhadas por todas as zonas de Manaus”, informou Gedeão Amorim.  

Critérios e Procedimentos

De acordo com a Central de Matrículas, as inscrições deverão ser realizadas pelo responsável legal do candidato, darão direito a concorrer à vaga em uma escola apenas (não podendo um candidato estar concorrendo em mais de uma escola) e se dará de forma descentralizada. “As inscrições poderão ser feitas em qualquer uma das 221 escolas da Seduc na capital, com exceção das solicitações por vagas no Tempo Integral de 1º ao 5º ano, que devem ser realizadas na própria escola onde se deseja a vaga”, explicou a gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo.

Para as escolas que oferecerão vagas no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, o processo seletivo será realizado via preenchimento de um questionário socioeconômico tendo como primeiro critério de seleção a menor renda salarial da família, e como segundo critério, residir em bairros localizados em um raio de dois quilômetros da escola desejada. Para esta modalidade de ensino, as inscrições deverão ser feitas na escola na qual se pretende a vaga.

Para as escolas que oferecerão vagas no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio a seleção terá como primeiro critério a proximidade residencial do candidato, ou seja, o mesmo residir nos bairros que estejam no raio de dois quilômetros da escola desejada. Como segundo critério, o rendimento escolar de 2011 (até o terceiro bimestre de 2011) ou o valor numérico (ou do conceito convertido) do rendimento escolar, extraído do original sem rasuras do boletim escolar para os candidatos de outras redes de ensino.

“O resultado do rendimento escolar será a soma dos escores na ordem decrescente das disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática, partindo do valor mínimo de 60 pontos do 5º para 6º ano e de 42 pontos do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio da rede Seduc-Am, e partindo de 18 (dezoito) pontos para todos os anos, séries e ensinos das demais redes”, explicou a gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo.

O resultado final do processo seletivo será anunciado pela Seduc até o dia 22 de dezembro no site www.seduc.am.gov.br e nos murais das escolas de Tempo Integral.

em relação

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.