sexta 18 abril 2014 . 04:51 . Atualizado às 03:00

notícias/Amazonas

RSS

Os interessados em se inscrever deverão procurar qualquer uma das escolas públicas estaduais dos referidos municípios ou as coordenações da Seduc nestas localidades até o dia 30 de abril.

[ i ] No Amazonas, as aulas estão previstas para iniciar em maio e serão ininterruptas nos 18 meses de duração do curso. Foto: Divulgação No Amazonas, as aulas estão previstas para iniciar em maio e serão ininterruptas nos 18 meses de duração do curso.

Manaus - Disponível em dez municípios do interior, o programa “Projovem Urbano” está com inscrições abertas de 2800 vagas até o dia 28 de abril. O programa é direcionado a pessoas de 18 a 29 anos que queiram concluir o Ensino Fundamental.

Com aulas previstas para iniciar no mês de maio e tendo a duração de 18 meses, o programa incluirá uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 100,00 aos alunos inscritos e será aplicado nos municípios de Autazes, Benjamin Constant, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Tefé e Tabatinga.

Os interessados em se inscrever deverão procurar qualquer uma das escolas públicas estaduais dos referidos municípios ou as coordenações da Seduc nestas localidades até o dia 30 de abril e viabilizar de forma gratuita suas inscrições.

Segundo a coordenadora estadual do programa, Ruth Poinho, para garantir sua inscrição, o jovem deve se dirigir aos locais especificados munidos dos seguintes documentos: RG, certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. “Se o jovem interessado não possuir o documento de histórico escolar, ele poderá, no local da inscrição, fazer uma prova de proficiência comprovando que sabe ler e escrever, habilitando-se assim para participar do programa”, explicou.

De acordo com a coordenadora, por conta da cheia dos rios no Amazonas, há a possibilidade das inscrições serem prorrogadas. “No entanto, é conveniente que os interessados se inscrevam o quanto antes”, alertou Ruth Poinho.   

Aulas

No Amazonas, as aulas estão previstas para iniciar em maio e serão ininterruptas nos 18 meses de duração do curso. A coordenação regional do programa explica que cada aluno matriculado receberá, além de bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00, material didático disponibilizado pelo Ministério da Educação.

“Os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos trazem os mesmo conteúdos utilizados no ensino regular, mas apresentados de uma forma diferenciada, dentro da realidade deles e buscando sua qualificação profissional” afirmou a Ruth Poinho, acrescentando que a qualificação profissional abordada durante o curso, será focada em ‘Administração’, sendo conduzida por professores formados na área.

Sala de Acolhimento e Aulas de Reforço

Além das aulas regulares – aplicadas entre as 19h e às 22h25 – o programa oferecerá reforço escolar aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Para as mães que não tiverem onde deixar os seus filhos pequenos (de 0 a 8 anos) será oferecido na mesma escola, uma sala de acolhimento, com equipe preparada para cuidar das crianças.

Formação para professores

Os professores que atuarão no Projovem Urbano tiveram acesso a uma formação, realizada no dia 20 de abril em Manaus. O encontro reuniu coordenadores regionais, gestores e professores os quais foram orientados acerca da metodologia do programa.

A gestora da escola estadual Vicente Geraldo de Mendonça, de Itacoatiara, Ocilena Rodrigues, participou da formação e frisou a importância dos interessados se inscreverem no prazo estabelecido de modo a não perder a oportunidade.

“O curso, por ser rápido e acessível, busca reinserir os jovens no processo escolar, dando-lhes uma nova perspectiva de vida e profissional. É importante atentar para o prazo de inscrição, que termina no próximo dia 30 de abril”, lembrou a professora.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.