domingo 20 abril 2014 . 00:06 . Atualizado às 20:45

notícias/Amazonas

RSS

O Horário de Verão tem como objetivo principal o maior aproveitamento da luz solar nas regiões distantes da Linha do Equador, onde os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.

[ i ] Horário de verão não é aplicado no Amazonas. Foto: Renato Araújo/ ABr Horário de verão não é aplicado no Amazonas.

Manaus - A partir da meia-noite deste domingo (16), os relógios dos brasileiros devem ser adiantados em uma hora em relação ao horário de Brasília. Entrará em vigor o Horário de Verão 2011/2012, que terá fim apenas no dia 26 de fevereiro de 2012.

A adesão ao novo horário não é obrigatória. Estados do Norte do país como Roraima, Pará e Amazonas preferem manter o fuso horário original. No entanto, muitos manauaras como a administradora Klyo Monteiro, não concordam com a escolha. Ela, que trabalha no setor financeiro de uma imobiliária, afirma que Manaus não estar inclusa no Horário de Verão atrapalha os negócios.

"Nosso estado deveria adiantar o relógio também. Nós já estamos uma hora atrasados em relação às cidades do sudeste, agora ficaremos duas horas. Isso nos prejudica no trabalho. Atividades que tenho que fazer até 15h, como ir ao banco, terei que fazer antes das 13h, já que a sede da empresa, que fica em São Paulo, fechará antes", explicou Klyo.

Para Vanessa Costa, 24, a escolha de Manaus é uma boa alternativa para quem gosta , mas não tem a oportunidade de ver TV diariamente. "Pra mim é bom, porque assim consigo ver os programas de TV que gosto. Eles passam antes de eu ir trabalhar.  No entanto, talvez seja bom Manaus ajustar o relógio, porque nós poderíamos nos organizar melhor em relação aos outros estados", concluiu.

Raimunda Tavares, 71, afirma que já se adaptou aos horários. Ela, que diariamente assiste aos canais de TV, afirma que das outras vezes não conseguiu ver seus programas favoritos, por não estar habituada ao Horário de Verão. Atualmente, ela diz estar habituada à mudança, mas concorda que seria melhor  Manaus adiantar o horário para "ficar igual aos outros estados e evitar os conflitos de fuso".

O Horário de Verão tem como objetivo principal o maior aproveitamento da luz solar nas regiões distantes da Linha do Equador, onde os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Para Manaus, o ajuste do relógio não se torna tão proveitoso, uma vez que os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.