quinta 17 abril 2014 . 23:04 . Atualizado às 23:00

notícias/Amazonas

RSS

Mais de 200 alunos do projeto Jovem Cidadão fizeram apresentações de dança e música durante a entrada de Omar e enquanto o governador visitava a quadra da escola, o auditório e as salas de música e artes.

[ i ] O ‘Elisa Bessa Freire’ é o sétimo Ceti do Governo do Estado e o primeiro daquela zona leste. Foto: Caio Pimenta O ‘Elisa Bessa Freire’ é o sétimo Ceti do Governo do Estado e o primeiro daquela zona leste.

Manaus - Centenas de pessoas participaram, na tarde desta terça-feira (1), da inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona leste. Cercados de políticos da base aliada, o governador Omar Aziz, a primeira-dama Nejmi Aziz e o secretário de educação Gedeão Amorim foram recebidos com grande agitação por alunos e pela comunidade da zona leste.

Na ocasião, Omar falou sobre a importância da implantação de escolas de tempo integral para retirar crianças da rua, afirmou que este será o futuro da educação no Estado e garantiu que os Cetis são melhores do que qualquer escola paga, não apenas na estrutura, mas na “vontade de trabalhar” dos professores. O governador aproveitou, ainda, para comentar sobre as licitações e a conclusão da ponte sobre o Rio Negro, que deve acontecer até a metade de 2012.

Já o secretário de estado de educação, Gedeão Amorim reconheceu que ainda faltam muitas melhorias no ensino, mas afirmou que as oportunidades de educação no Estado são iguais para todos, comparando escolas públicas normais, de tempo integral e ainda as particulares.

Mais de 200 alunos do projeto Jovem Cidadão fizeram apresentações de dança e música durante a entrada de Omar e enquanto o governador visitava a quadra da escola, o auditório e as salas de música e artes.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Ricardo Nicolau (PRP), e deputados como Marcos Rotta (PMDB), Adjuto Afonso (PP), Abdala Fraxe (PTN), Wanderley Dallas (PMDB) e Conceição Sampaio (PP) também marcaram presença no evento.

Homenagem

Integrantes da família Bessa Freire que estiveram presentes na inauguração e receberam com carinho a homenagem feita à Elisa Bessa Freire. O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sérgio Freire, neto da homenageada, agradeceu com a doação de um de seus livros para a biblioteca da escola.

Elisa Bessa Freire nasceu em 23 de março de 1917 e faleceu aos 84 anos, deixando 13 filhos, 57 netos e 18 bisnetos. Elisa foi funcionária da Escola Cônego Azevedo, onde exerceu vários cargos. Ela deixou a escola após a morte do marido, quando se dedicou exclusivamente a sustentar a família.

Tempo Integral

O ‘Elisa Bessa Freire’ é o sétimo Ceti do Governo do Estado e o primeiro daquela zona da cidade. A escola, que teve um custo de R$ 8 milhões, tem capacidade para 962 alunos do 6º ao 9º ano e conta com 24 salas de aula, piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva e salas de música e artes, além de atendimento psicológico e odontológico para estudantes.

As aulas começam às 7h e, além das disciplinas básicas, os alunos realizam atividades extras ou cursos profissionalizantes até as 17h. Na seleção, foram escolhidos os estudantes mais novos, que residiam mais perto da escola e, em caso de empate, aqueles com maior nota na prova de conhecimentos gerais, realizada na primeira quinzena de fevereiro.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.