sexta 18 abril 2014 . 15:04 . Atualizado às 14:49

notícias/Amazonas

RSS

Serão disponibilizados para adoção 30 animais, devidamente castrados e vermifugados (medicados contra parasitoses).

[ i ] Feira acontece no Centro Social Urbano do Parque 10, zona Centro-Sul, a partir das 8hrs. Foto: João Pedro Figueiredo - Acervo - DA Feira acontece no Centro Social Urbano do Parque 10, zona Centro-Sul, a partir das 8hrs.

Manaus - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai realizar no próximo sábado (14) mais uma feira de adoção de cães e gatos. Organizada em parceria com entidades protetoras dos animais, a feira acontece a partir das 8h, no Centro Social Urbano do Parque 10, zona Centro-Sul.

Serão disponibilizados para adoção 30 animais, devidamente castrados e vermifugados (medicados contra parasitoses).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a pessoa interessada na adoção precisa apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. “O comprovante de residência é necessário, porque o CCZ realiza, por amostragem, um processo posterior de acompanhamento da adoção, que verifica aspectos da adaptação e do acolhimento do animal em seu novo lar”, explica o secretário. 

O diretor do CCZ, Francisco Zardo, ressalta que a maioria dos animais que serão levados à feira de adoção foi entregue ao centro por seus antigos donos, que alegaram falta de condições para criá-los.

As feiras de adoção em parceria com instituições de ensino e organizações não-governamentais têm sido uma das estratégias utilizadas pelo CCZ para garantir que os animais entregues ao centro, encontrem um novo lar. “Estes eventos também são uma oportunidade para reforçarmos o conceito de ‘posse responsável’, para que as pessoas tenham muito claro os compromissos que estão assumindo ao decidir criar um animal”, diz o diretor do CCZ.

Controle

No primeiro trimestre deste ano, o CCZ realizou a castração de 1.005 cães e gatos, como parte das ações de controle da população desses animais na cidade. Segundo Francisco Zardo, o número representa um aumento expressivo em relação ao mesmo período do ano passado quando, devido ao período de reforma na área interna do centro, foram realizadas somente 47 castrações.

“Este serviço prestado de forma gratuita pelo CCZ é muito importante, porque a castração é a medida mais efetiva de controle populacional destes animais de companhia. Também nessa atividade, a Prefeitura de Manaus tem contado com a parceria das entidades protetoras dos animais”, frisou o diretor do CCZ.

Zardo destaca que houve mudanças no processo de agendamento dos pedidos de castração. Anteriormente, era possível agendar o serviço por telefone, mas havia um número muito grande de pessoas que não comparecia com seu animal na data marcada para o procedimento.

“Agora, para marcar a castração, o responsável pelo animal deve ir pessoalmente ao CCZ, onde receberá o protocolo de agendamento. Este documento deverá ser apresentado na data marcada para a ida do animal ao serviço”, frisou o diretor. Atualmente, o CCZ está realizando uma média de 15 castrações por dia e, segundo Zardo, a meta é chegar ao número de 24 procedimentos diários.

O quadro de recursos humanos do CCZ será reforçado. O concurso que está sendo promovido pela Prefeitura de Manaus para preenchimento de cargos na Semsa está oferecendo vagas para veterinários e agentes de zoonoses, disse Zardo.

Localizado na avenida Brasil, bairro da Compensa I, zona Oeste (próximo à feira coberta do bairro), o Centro de Controle de Zoonoses da Semsa também oferece o serviço de vacinação contra a raiva animal. O serviço de imunização funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, nos finais de semana, das 8h às 12h.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.