quinta 17 maio 2012 . 19:32 . Atualizado às 19:14

Nublado

O tempo
hoje em
Manaus,
28ºC

amazônia/Meio Ambiente

RSS

As pesquisas mostram que a população de boto-vermelho vem diminuindo 10% ao ano. Uma das razões para essa redução é a matança desse golfinho para a pesca da piracatinga.

[ i ] Estudo já marcou e monitorou mais de 500 indivíduos no Amazonas. Foto: Michael Dantas/Acervo-DA Estudo já marcou e monitorou mais de 500 indivíduos no Amazonas.

Manaus - Uma pesquisa do Projeto Boto, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), constatou que a população de boto-vermelho vem diminuindo 10% ao ano no Amazonas. Uma das razões para essa redução é a matança desse golfinho para a pesca da piracatinga (Callophysus macropterus), peixe necrófago também conhecido como urubu d'água.

O estudo, em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), tem 17 anos, e já marcou e monitorou mais de 500 indivíduos que usam o sistema de rios da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para morar, alimentar-se e reproduzir.

Por essa razão, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Coréia (United Nations Environment Programme – Unep) doou 10 mil dólares para a Ampa nesta sexta-feira (16). O recurso será destinado à pesquisa e às campanhas de educação ambiental que têm o intuito de minimizar esse problema

“Há dez anos a Ampa, juntamente com o Inpa, luta para mostrar a importância da vida, dedicando-se à conservação desses animais, alvos da cobiça humana. Receber apoio de entidades renomadas como a Unep - Coreia é o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado há anos. Essa parceria irá reforçar nossas campanhas ambientais, chamando a atenção da população da ameaça que o boto vem sofrendo”, ressalta o diretor da Ampa, Jone César Silva.

Projeto Boto

Os estudos com os golfinhos de rio foram iniciados pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa em 1978. O Projeto Boto foi criado em 1993 com esforços dos pesquisadores Vera da Silva, do Inpa, e Anthony Martin, do Conselho de Pesquisas do Ambiente Natural do Reino Unido (NERC). Desde a sua primeira expedição, em janeiro de 1992, o Projeto vem crescendo a cada ano e, atualmente, possui uma base de pesquisa, voadeiras e a presença contínua no campo de pelo menos três pessoas.

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.

  1. Supostas fotos de Carolina Dieckmann nua caem na internet

    1

  2. Fotos nuas de Carolina Dieckmann aparecem em site de secretaria do governo paulista

    2

  3. Hackers colocam fotos de Carolina Dieckmann em site de prefeitura do interior de SP

    3

  4. Nível do Rio Negro sobe mais dois centímetros

    4

  5. Professores desafiam greve e dão aula na UFAM normalmente

    5