quinta 17 maio 2012 . 18:44 . Atualizado às 18:34

Nublado

O tempo
hoje em
Manaus,
29ºC

amazônia/Ciência

RSS

A conclusão foi possível graças ao uso de uma tomografia computadorizada que produziu imagens raras de alta definição", comentou o radiologista de imagens Carlos Prates.

Cairo - A descoberta de um câncer de próstata em uma múmia com 2.200 anos sugere que a doença não é necessariamente ligada à interferência do ambiente ou da industrialização.

"As condições de vida de tempos antigos eram muito diferentes, sem poluentes ou alimentos modificados", comentou o professor Salima Ikram, da Universidade Americana, no Cairo (Egito).

"[Isso] nos leva a acreditar que a doença não está necessariamente e somente ligada a fatores industriais", diz o pesquisador que nos últimos dois anos estudou a múmia, guardada no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, em Portugal.

A conclusão foi possível graças ao uso de uma tomografia computadorizada que produziu imagens raras de alta definição", comentou o radiologista de imagens Carlos Prates.

O homem com câncer teria morrido por volta de 285 a.C., e sua morte foi devagar e dolorosa.

"As lesões nos ossos foram consideravelmente sugestivas de um câncer de próstata em metástase", diz o artigo publicado no "International Journal of Paleopathology".

Este é o segundo mais antigo caso de câncer de próstata já encontrado. O primeiro, encontrado em 2007, é de uma múmia de 2.700 anos de idade que morreu na Sibéria.

Tags

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.

  1. Supostas fotos de Carolina Dieckmann nua caem na internet

    1

  2. Fotos nuas de Carolina Dieckmann aparecem em site de secretaria do governo paulista

    2

  3. Hackers colocam fotos de Carolina Dieckmann em site de prefeitura do interior de SP

    3

  4. Nível do Rio Negro sobe mais dois centímetros

    4

  5. Gradiente retorna ao mercado sem gerar empregos e produção no PIM

    5