quinta 17 maio 2012 . 18:36 . Atualizado às 18:30

Nublado

O tempo
hoje em
Manaus,
29ºC

amazônia/Ciência

RSS

“A importância dos anfíbios para o equilíbrio ecológico” será tema da edição especial de férias.

Manaus - O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove mais um encontro entre profissionais e estudantes de jornalismo, promovendo a difusão da ciência, antes retratados somente no meio das pesquisas científicas. O Encontro Consciência teve sua primeira edição em 2011, onde abordou, de maneira descontraída e lúdica, com pesquisadores e jornalistas, um dos temas mais freqüentes na mídia nacional: a dengue.

No segundo encontro, “mudanças climáticas” foi pauta e para uma constatação melhor das problemáticas dos efeitos causados pela alta temperatura planetária, os convidados puderam visitar a torre de 53m de altura localizada na Reserva ZF-2, do Inpa, e ter uma visão privilegiada da floresta.

O “Ano Internacional das Florestas e da biodiversidade”, foi o assunto do III Consciência. Os pesquisadores convidados discutiram, durante todo o evento, o tema em destaque do ano, amplamente divulgado por todas as mídias.

Um assunto tão marginalizado e atual, e que constantemente se vê nos meios impressos e televisivos, são as “Ocupações ilegais de terras”. Os jornalistas convidados e o público exploraram, em conjunto, as problemáticas de um assunto tão controverso durante a IV edição.

E, finalizando o ano, a assessoria organizou um dos seus mais audaciosos encontros. Foram reunidos estudantes e profissionais para passar um fim de semana na ZF-2, com direito a expedições, palestras e caminhadas, além da visita à torre, onde o grupo pode conhecer mais sobre o manejo florestal e as melhores formas de manter a sustentabilidade da floresta e seus recursos. 

1° ConsCIÊNCIA 2012

Em 2012, no VI Encontro ConsCiência, a Ascom do Inpa convida profissionais interessados por jornalismo científico e estudantes de jornalismo a conhecerem sobre o mundo de seres muito curiosos e fundamentais para o ecossistema: os anfíbios.

Os convidados desta edição são: o ecólogo do Inpa, Marcelo Morais e o jornalista Wallace Abreu, que debaterão com os participantes sobre as mais intrigantes características e o habitat dos anfíbios, na Reserva Ducke, no dia 28 de Janeiro (sábado) com saída do Instituto às 7h e retorno previsto para as 16h.  

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas preenchendo a ficha disponível em: http://www.inpa.gov.br/arquivos/Ficha_de_Inscricao_Consciencia.doc e encaminhando para o e-mail [email protected]

Tags

No D24am.com, você pode comentar também a partir das redes sociais mais populares. Você só precisa logar-se na rede de sua preferência. Todos os comentários serão moderados pelo D24am.com

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.

  1. Supostas fotos de Carolina Dieckmann nua caem na internet

    1

  2. Fotos nuas de Carolina Dieckmann aparecem em site de secretaria do governo paulista

    2

  3. Hackers colocam fotos de Carolina Dieckmann em site de prefeitura do interior de SP

    3

  4. Nível do Rio Negro sobe mais dois centímetros

    4

  5. Gradiente retorna ao mercado sem gerar empregos e produção no PIM

    5